Receitas de Covas do Barroso - Rissóis de presunto

Descobri num livro de notas pertencente a Bertília Martins uma receita de rissóis de presunto. Assim se revela um dos petiscos que, há 60 anos, se comia em Covas do Barroso.

Rissóis de Presunto

"Toma-se um bocado de presunto magro (também serve carne fresca ou bacalhau) depois de convenientemente limpa passa-se pela máquina de picar ou se pica mesmo à mão. Mistura-se-lhe cebola e salsa também picadas miudinho.

O presunto deve ter sido previamente cozido. Depois de preparado o picado, dissolve-se numa pouca de água 8 colheres das de sopa de farinha de trigo à qual depois de bem desfeita se lhe juntam sete ovos inteiros e bem batidos. Tempera-se a massa que deve ficar mole, com sal e numa sertã aquecida em lume brando esfrega-se um bocadinho de toucinho gordo e depois da sertã engordurada com o toucinho deitam-se dentro algumas colheres de massa que se estende por toda a sertã que deve ser pequena e no centro coloca-se um poucochinho do picado já preparado e leva-se a sertã novamente ao lume. Logo que a massa enxugue enrola-se muito bem e tira-se o rissol para um prato. Preparados assim todos os rissóis deita-se azeite em abundância na sertã e põe-se em lume forte e aí se fritam novamente os rissóis que se vão voltando até ficarem lourinhos. Servem-se quentes a acompanhar batatas guisadas com vagens ou qualquer outro prato."

Receita de Bertília Martins

Sem comentários: