Covas do Barroso na blogosfera - As primeiras impressões

ESB3 Fernão de Magalhães:
"Aparecem, então, tristes, mas reconfortantes, as primeiras casas de Campos, uma aldeia que nos dá as boas-vindas e nos abre caminho para Covas. Esta, enigmática e perscrutadora, surge logo a seguir, mas obriga-nos a percorrê-la antes de nos mostrar o espaço onde partilharíamos com o grupo de adultos um pouco do pouco que os livros nos transmitiram e onde aprenderíamos muito do muito que a vida lhes ensinara."

Oráculo:
"Cheguei à aldeia numa tarde de calor abrasador. Meia dúzia de velhotes tagarelavam à sombra do casario. Pouca gente ali deve ir ter, pelo que a vontade de conversa veio ao de cima.
O forno do povo, onde ainda se coze regularmente o pão e uma igreja românica - Igreja de Santa Maria -, são os ex libris desta terra escondida do concelho de Boticas."

Motoclube de Mafra:
"Tempo também para descobrir o forno comunitário de Covas do Barroso onde muitos foram surpreendidos com a oferta de pão acabadinho de cozer, bem como a majestosa paisagem granítica da subida até Vilarinho Seco, local de insuspeitável beleza, de uma grandiosidade histórica de cortar a respiração. Alturas do Barroso, a albufeira do Alto do Rabagão ou a medieval Ponte Pedrinha, sobre o rio Beça, foram outros dos atractivos deste arranque de festa, que encerrou o dia com uma tradicional chega de bois e, como nem podia deixar de ser, uma feijoada à transmontana em animado jantar."

Página do Pedro:
"Olhando o Covas de cima daquela ponte, de construção bem mais sólida que a anterior, conseguíamos perfeitamente ver o leito apesar de estimarmos que estaria a uns 4m de profundidade, tal era a limpidez.
Aproximávamo-nos do meio da jornada e, simultaneamente, de Covas do Barroso. À entrada da bonita e sossegada aldeia aproveitei para fotografar a curiosa estrutura construída para suportar os sinos, separada do edifício da igreja."

Sem comentários: