Covas do Barroso no tempo do PREC



No âmbito da "Operação Nortada", em pleno PREC (Processo Revolucionário em Curso), realizou-se uma sessão de esclarecimento em Covas do Barroso, no âmbito das campanhas de dinamização cultural e acção cívica do MFA (Movimento das Forças Armadas), em 15/01/1975. (Fonte)



Um dos principais objectivos dessas campanhas era, para Vasco Gonçalves, um dos promotores, «era levar os militares, o MFA, às populações e apoiá-las no desenvolvimento, na tomadas de consciência dos problemas que elas tinham. [...] Pretendíamos, sobretudo, transformar as ideias de fundo dessas populações. Não pretendíamos transformar essas populações em socialistas ou em comunistas. Queríamos transformá-las em gente democrática, gente aberta a analisar as situações e arrancá-las de toda aquela carga de fascismo que durante 48 anos tinha pesado sobre elas». (Ver mais: As Causas de Júlia)


Para conhecer mais sobre estas campanhas no meio rural: "A Caminhada até as Aldeias" - a ruralidade na transição para a democracia em Portugal de Sónia Vespeira de Almeida


Sem comentários: